Elaboração do Inventário de Riscos: o que você precisa saber?

Elaboração do Inventário de Riscos: o que você precisa saber?

É comum empresas ainda terem duvidas sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), principalmente sobre o que é o Inventário de Riscos e os processos para elabora-lo de forma correta. No geral, o PGR garante que a gestão de riscos seja realizada em um documento com duas informações principais, sendo eles o Inventário de Riscos e o Plano de Ação.

Antes chamado de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o PGR chegou para substitui-lo e a única diferença entre eles é que o novo plano engloba todo o gerenciamento de riscos ocupacionais em PMEs e também para MEIs, fornecendo a possibilidade de prestação de serviços e reduzindo custos existentes em empresas através da diminuição da burocracia.

O objetivo de tal substituição é garantir maior facilidade e flexibilidade para os empregadores e aos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho. Confira o que é preciso para elabora-lo, lembrando que o Woty pode ajudar você a fazer todo esse processo com praticidade, através de uma ferramenta atualizada, com telas intuitivas, onde a elaboração se torna ainda mais fácil.

O que adicionar no Inventário de Risco?

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que o Inventário de Riscos é obrigatório para o PGR, sem ele, não é possível formatar o documento, já que o Plano de Ação é interligado.

Além de citar todos os riscos presentes na empresa diariamente, é preciso que esse inventário seja atualizado com frequência e a norma é que o histórico dessas atualizações precisa estar disponível por no mínimo 20 anos.

Se um cargo novo seja implementado na empresa e haja necessidade de trocar equipamentos, as informações devem ser revisadas e posteriormente atualizadas no Inventário de Riscos.

No geral, um Inventário de Riscos deve citar as informações seguintes:

  • Características do ambiente de trabalho, atividades e processos seguidos;
  • Descrever os perigos que possam causar lesões e danificar a saúde de colaboradores, identificando também a fonte e possível circunstância;
  • Dados de exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos e resultado de avaliações anteriores da NR-17;
  • Avaliação de riscos e classificação para elaborar o Plano de Ação;
  • Critérios para avaliação de risco;
  • Critérios para tomada de decisões.

Elaboração do Inventário de Riscos

Primeiramente, é necessário avaliar as condições de trabalho de sua empresa, com identificação de riscos ocupacionais divididos em riscos químicos, físicos, biológicos, mecânicos, ergonômicos e, até mesmo, riscos psicossociais, onde se enquadram o estresse, a depressão, ansiedade e outros. 

Com a identificação de riscos, é possível realizar um levantamento preliminar e implantar controles e soluções mais eficazes, ou seja, é necessário utilizar ferramentas, métodos, ações e valorizar a Saúde e Segurança do Trabalho para melhorar o desempenho dos colaboradores.

Há, ainda, uma definição do quão severo, provável e o nível de urgência do PGR, podendo ser estabelecidas por pontuações avaliadas nos riscos. Os níveis de exposição elevados do trabalhador recebem a pontuação máxima e, uma exposição menor, a menor pontuação, sendo o risco ocupacional mais alto tendo mais prioridade para implantar ações de prevenção.

É importante lembrar que um Inventário de Riscos não é um laudo técnico, mas sim, uma ferramenta da administração para gerenciar os riscos na empresa, integrando as informações sobre avaliações e controle dos riscos. Com isso, é indicado a prioridade na adoção de medidas de prevenção, comunicando também sobre os riscos para os interessados. 

Para elaborar um Inventário de Riscos do PGR, lembre-se de utilizar a ferramenta adequada para que tudo saia como o esperado, já que a execução desse documento pode ser um pouco complicada. Por isso, é indicado o uso de uma ferramenta completa e de fácil utilização, para que nada seja deixado para trás. Uma dica? O Woty pode te ajudar nessa tarefa e deixar sua rotina mais descomplicada.

Para finalizar, manter um Inventário de Riscos bem elaborado e atualizado pode ajudar a implementar o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais de forma correta, gerando segurança aos colaboradores e refletindo também na credibilidade, confiança e produção da empresa.