Como surgiu a Saúde e a Segurança do Trabalho?

Como surgiu a Saúde e a Segurança do Trabalho?

A história da Segurança do Trabalho no mundo começou há muito tempo, em 35 a.C, quando o filósofo Aristóteles pesquisava a respeito das doenças que faziam parte da vida de mineradores, sendo este um dos primeiros registros da história onde há evidências de preocupação sobre a saúde de trabalhadores.

No ano de 1700, na Itália, um médico chamado Bernardino Ramazzini realizou um grande marco para a questão ao publicar a obra De morbis artificium diatribe, onde descreveu doenças relacionadas a mais de 50 profissões e, por isso, até hoje ele é conhecido como o pai da medicina do trabalho.

Revolução Industrial

Muitos pesquisadores já estudaram sobre a medicina do trabalho, porém, foi só em 1802, durante a Revolução Industrial, que a primeira Lei de proteção ao trabalhador foi criada, definindo a organização do trabalho de uma forma diferente e criando um novo tipo de trabalho resumido à transformação de processos artesanais nas grandes indústrias.

Nessa época, os empregados, assim como o local onde atuavam, não estavam preparados para as mudanças, então foram necessárias a realização de intervenções, como a Lei das Fábricas, que foi criada para adequar o horário de trabalho a 12 horas diárias e também a proibição do trabalho no turno da noite, entre outras questões.

Primeira Guerra Mundial

Após a Primeira Guerra Mundial, um novo marco para a história da medicina do trabalho: em 1919 foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para proporcionar aos trabalhadores menor risco a vida e a saúde.

Conceito

A Saúde e Segurança do Trabalho é de extrema importância para as empresas e seus colaboradores, já que suas metodologias e ações de prevenção buscam reduzir os riscos e impedir danos a vida do trabalhador. O objetivo é garantir condições melhores durante a jornada de trabalho para que as atividades sejam executadas de forma segura, sem perder a eficiência. Isso gera um impacto na qualidade de vida dos funcionários.

Estudos apontam que quando as empresas se importam e demonstram interesse em garantir que seus colaboradores não sofram acidentes ou desenvolvam doenças, o aumento da produção é notável, além do destaque da empresa para os clientes e também para os concorrentes.

Segurança do Trabalho no Brasil

Diferente da Europa e da América do Norte, o Brasil demorou um pouco mais para evidenciar a evolução nessa área, o que aconteceu anos mais tarde por volta do ano 1930, com o inicio da industrialização no país e a criação do Ministério do Trabalho.

A primeira legislação trabalhista é datada em 1943, conhecida como Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi o divisor de águas para a garantia de direitos dos trabalhadores. Antes disso, em 1923, a caixa de aposentadorias e pensões já havia sido criada.

Outros acontecimentos foram a criação da Fundacentro, onde o objetivo foi promover a segurança de funcionários de acordo com o desenvolvimento humano e sustentável, em 1966.

Em 1978 houve outro grande marco: a criação das Normas Regulamentadoras (NRs), seguido da criação da BS 8800 em 1996, criação da OHSAS 18001 e sua revisão em 2007; criação da NR 35 para trabalho em altura; criação do ISSO 45001 (o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança; e, em 2020, a revisão da NR1, NR7 e NR9, entre outras.

Principais mudanças ao longo dos anos

Anteriormente, os procedimentos não eram adotados de forma legal, não havendo uma supervisão muito rígida por parte dos órgãos oficiais, o que mudou nos últimos anos e está cada vez mais correto em relação a cobrança para que as empresas sigam as legislações vigentes com o objetivo de evitar acidentes e também o prejuízo para a saúde dos colaboradores.

Confira algumas mudanças na Saúde e Segurança do Trabalho com o passar do tempo:

  • Os colaboradores passaram a ter acesso à informação sobre a saúde e segurança, participando na identificação, avaliação e definição de riscos a respeito da rotina de trabalho;
  • O empreendedor passou a ter responsabilidade total pelas normas de segurança na empresa;
  • A sociedade em geral passou a dar maior valor para as empresas sustentáveis, que buscam reduzir os impactos ao meio ambiente, além de proporcionar condições de trabalho melhor, com ética e projetos para a comunidade em que está inclusa;
  • Com a criação da NR17, a adaptação do trabalho ao homem se tornou prioridade;
  • Uma nova visão sobre a saúde foi enfatizando, colaborando para manter a saúde física, mental e social dos colaboradores;
  • Jornada de trabalho limitada;
  • Medidas que diminuem os fatores de risco para todos os trabalhadores;
  • Limitação de tempo em que o colaborador permanece exposto a atividades prejudiciais, com a redução da jornada de trabalho nesses casos.

NRs e ISO

Empresas que dão valor para seus colaboradores tem a distinção do valor de suas vidas e também da saúde de cada um. Por isso, empreendedores precisam estar atentos para a importância da Saúde e Segurança do Trabalho para garantir um sistema eficaz e minimizar os impactos da vida dos trabalhadores. Por isso, as Normas Regulamentadoras e realizar treinamentos com frequência auxilia a garantir que os colaboradores conheçam suas funções e os equipamentos necessários para desempenha-las.

A nova NR-1 e as normas do ISO 45001, onde o objetivo é melhorar as condições de saúde e segurança do trabalho para reduzir os acidentes e doenças causadas por uma determinada função. Isso faz com que os gastos gerados para atender a todas essas normas sejam não apenas um investimento essencial e, em alguns casos, obrigatórios.

Importância

A Saúde e Segurança do Trabalho é uma questão necessária como fator de prevenção de acidentes e também como forma de conscientizar trabalhadores de empresas, principalmente aquelas onde há maiores riscos e exposição a produtos que geram consequências para os profissionais. É importante valorizar a segurança no trabalho, sendo uma questão de extrema relevância e que devem ter suas normas praticadas por todos que prezam pela própria saúde.

As empresas estão cada vez mais engajadas na causa, implementando práticas de saúde e segurança do trabalho, para diminuir os índices de acidentes em ambiente profissional, já que, segundo a Organização Internacional de Trabalho, no mundo, acontecem em torno de 5 mil mortes por dia ocasionadas por acidentes em ambiente de trabalho.

Por isso, é importante que as empresas tenham profissionais em segurança de trabalho para evitar acidentes, garantir a segurança e também prevenir doenças. Não apenas os colaboradores são beneficiados com as medidas da segurança do trabalho, mas também os empreendedores que perceberão os benefícios financeiros e também sociais por seguir as legislações de trabalho.