9 formas de promover saúde dentro da sua empresa

9 formas de promover saúde dentro da sua empresa

A saúde laboral é fundamental para que o trabalho possa ser desempenhado com excelência dentro da sua empresa. Cada vez mais, têm sido desenvolvidas estratégias e programas para aumentar o bem-estar dos trabalhadores.
Está precisando de ideias novas sobre como fazer isso dentro da sua empresa? Conheça 9 dicas a seguir!

Planos de saúde

Existem diversas possibilidades de planos de saúde empresariais, com o intuito de facilitar a adesão de funcionários e seus familiares, e, inclusive, reduzir o valor pago – o qual costuma ser muito abaixo de quando é feita a contratação particular.

Convênios com academias

A prática de atividades físicas é fundamental na prevenção de diversas doenças, sendo as cardiovasculares as principais delas.
Que tal incentivar os seus funcionários a exercitarem-se? Para isso, você pode obter convênios com academias, ofertando descontos e possibilidades de pagamento facilitado.

Espaço para exercício físico

Uma estratégia que já foi implantada por várias empresas, e que vem mostrando bons resultados, é a criação de espaços voltados à ginástica e atividade física dentro do espaço de trabalho.
Por exemplo, pode-se reservar um espaço para a colocação de esteiras e bicicletas ergonômicas, as quais os funcionários poderão utilizar antes/após o expediente, ou mesmo no horário de almoço.

Estímulo à alimentação saudável

A alimentação pode ser um problema para muitas pessoas que passam o dia todo no ambiente de trabalho, pois nem sempre existem opções saudáveis para alimentar-se.
Pensando nisso, as empresas podem alugar espaços corporativos para restaurantes e/ou cantinas que tenham iniciativas e programas de alimentação saudável.
Além disso, os momentos de interação e “coffee break” poderiam contar com opções saudáveis e integrais, ao invés de salgadinhos fritos, coxinhas e doces.

Apoio psicológico

A saúde mental deve ser extremamente valorizada em todos os tipos de empresas. Isso porque, o excesso de cobranças, responsabilidades e tarefas podem impactar negativamente na saúde mental dos seus colaboradores.
Pensando nisso, pode-se colocar a disposição um psicólogo, não apenas para a resolução de conflitos, mas também para um acompanhamento periódico da equipe.
Trata-se de uma estratégia de custo relativamente baixo, mas que poderá surtir excelentes resultados em seu negócio.

Campanhas mensais

Com certeza, você já se deparou, em algum momento, com campanhas criadas pelo Ministério da Saúde, a exemplo de “Outubro Rosa”. Estas têm como objetivo alertar a população para determinadas condições em saúde a cada mês.
Que tal se estes “meses” estivessem presentes também na sua empresa? Por exemplo, em cada uma destas campanhas, você também pode incentivar e conscientizar os seus funcionários acerca do assunto.

Incentivo aos exames de rastreamento

Todos os trabalhadores têm, anualmente, direito a pelo menos 3 dias de dispensa ao trabalho para a realização de exames de rastreamento do câncer – a exemplo de mamografia, exame de preventivo e rastreio de câncer de próstata.
Infelizmente, nem todos os empregadores ou empregados têm conhecimento sobre esta informação. Que tal implantar esta conscientização dentro do seu negócio?

Lembrar sobre a importância de hidratar-se

Todos os órgãos de saúde recomendam e estimulo a ingestão de, ao menos, 2 litros de água ao dia. Isso porque a hidratação possibilita o funcionamento de diversas funções no organismo.
Alguns sinais de desidratação podem, inclusive, interferir de forma negativa no rendimento do funcionário: o cansaço, a dificuldade em se concentrar, dores de cabeça, e outros.
Para isso, que tal distribuir garrafas de água personalizadas aos seus funcionários?
Outra estratégia é colocar vários filtros de água e/ou bebedouros em lugares estratégicos na empresa.

Não permitir a “venda” das férias

Pela CLT, todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias ao ano. Mas, a lei permite que 1/3 deste período seja trabalhado em troca de recompensa financeira – o que conhecido por “vender as férias”.
Embora esta pareça uma boa alternativa para os contratantes, deve-se ter em mente que este período de férias é essencial para o descanso físico e mental, e, consequentemente, pode auxiliar no aumento do rendimento do funcionário.
Além disso, quando não há descanso, aumentam-se as chances de transtornos mentais (como ansiedade e depressão), bem como de doenças físicas.

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