Tudo o que você precisa saber sobre a NR 17

Com o aumento de algumas classes de profissões, a Norma Regulamentadora 17 fala sobre ergonomia e entrou em evidência e muito se fala sobre os impactos que as organizações sofrem quando essa NR é seguida.

Esta é uma norma criada em 1978 e tem como foco principal garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores, auxiliando na forma como as atividades são executadas no ambiente de trabalho. Seguir a NR 17 é obrigatório, independente do setor da empresa, desde indústrias a escritórios, centrais de telemarketing ou supermercados.

Entenda o que é a NR 17

A Norma Regulamentadora 17 está entre as normas criadas pelo Ministério do Trabalho através da Portaria nº 3.217, em junho de 1978 e é relacionada a ergonomia no local de trabalho. Ela foi atualizada ao longo dos anos, sendo que a última vez que isso ocorreu foi em 2018, quando a Portaria SIT nº 787 alterou a redação, estabelecendo parâmetros que permite a adaptação de condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo que proporcione conforto, saúde, segurança e maior desempenho.

Objetivos

O principal objetivo dessa norma é evidenciar questões ergonômicas no trabalho, ou seja, diminuir os riscos de doenças relacionadas e dar maior qualidade para as atividades realizadas no ambiente de trabalho diariamente. É importante evidenciar que problemas ergonômicos são causadores de diversos problemas de saúde e comprometem o desempenho, causando, inclusive, o afastamento de atividades.

Importância

Uma organização preocupada com seus colaboradores aplica as normas da NR17 e cumpre a legislação, já que ela é responsável por orientar os procedimentos obrigatórios para manter a saúde e segurança de todos.

A NR 17 contém os procedimentos necessários para a análise ergonômica em empresas para investigar as condições de trabalho. Entre os aspectos verificados são: transporte e carregamento de materiais, equipamentos, mobiliários e condições ambientais/de organização.

Além disso, seguir a NR 17 aumenta consideravelmente a produtividade, já que o bom rendimento é relacionado a boas práticas.

Confira as abordagens da NR 17:

  • O levantamento, transporte e descarga individual de materiais é relacionado ao peso da carga e a capacidade física do colaborador, tendo como objetivo assegurar a saúde física e o transporte com segurança;
  • Já o uso correto de mobiliário do local de trabalho é a obrigação de planejar os móveis e adaptá-los na altura correta, para assegurar a postura correta do indivíduo;
  • Os equipamentos dos postos de trabalho também são aspectos importantes da norma, já que é necessário adequá-los às características psicofisiológicas do colaborador e da natureza de trabalho;
  • Um item de grande importância citado pela Norma Regulamentadora 17 é o nível de ruído e iluminação necessária, de acordo com a natureza do trabalho;
  • A organização do trabalho é levada em conta pela NR 17 considerando as normas de produção, exigência de tempo, determinação do conteúdo de tempo, modo operatório, ritmo de trabalho e conteúdo das tarefas de trabalho.

O que acontece ao descumprir a NR 17?

Assim como acontece ao descumprir outras normas previstas na legislação, não seguir a NR 17 irá gerar consequências prejudiciais não apenas para a organização, mas também aos colaboradores.

A empresa pode receber notificações de irregularidades e ter um prazo para corrigir os problemas, no entanto, caso não cumpra as notificações, poderá ser multado. Outra consequência comum são os processos perante a Justiça do Trabalho.

No caso dos colaboradores, caso o indivíduo se negue a cumprir as normas, poderá ser demitido por justa causa. Ou seja, além de cumprir a NR 17, é importante que a organização conscientize seus colaboradores sobre a importância dela.

Benefícios da NR 17

Como falamos anteriormente, o aumento da produtividade é percebido em organizações que segue as normas de ergonomia, já que os trabalhadores com boas condições de trabalhar podem produzir mais e fornecer maior qualidade nas tarefas.

Menor incidência de doenças também é notado em empresas que seguem a NR 17, o que resulta em menor número de afastamento de colaboradores devido a problemas de saúde ou de processos trabalhistas.

Falando da organização, estar em conformidade com a norma significa estar dentro da Lei. Essa é uma obrigação e evita dores de cabeça no futuro, como denúncias, multas e processos.

E não podemos deixar de mencionar, empresas que se preocupam em garantir a saúde, bem-estar e qualidade para seus colaboradores está um passo a frente, já que possui responsabilidade com o próximo, zelando pela saúde e segurança do trabalhador. Esse aspecto aumenta a reputação da organização e afeta os resultados.

Como aplicar a Norma Regulamentadora 17:

O primeiro passo para incluir a norma na empresa é comunicar os colaboradores sobre as regras estabelecidas na legislação. Para isso, pode ser realizadas palestras, adicionar murais e distribuir cartilhas que auxiliem a todos a entender melhor os benefícios e a necessidade dela.

É importante também garantir que as medidas estão sendo seguidas, esse é um trabalho que pode ser realizado pelo RH e segurança do trabalho, fiscalizando e realizando medidas que previnam acidentes. A equipe encarregada pode usar ferramentas como e-mails, placas e avisos. Medidas devem ser pensadas também para os colaboradores em home office.

Fique atento também com a estrutura do ambiente de trabalhado de cada colaborador, como as dimensões da mesa, distância entre o indivíduo e a tela do computador, postura, regulagem da cadeira, altura, espaço para movimentação, entre outros.

As organizações podem elaborar um manual ou cartilha contendo as resoluções da NR 17 e também sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças e acidentes que podem acontecer no ambiente de trabalho.

Outra forma de manter a empresa em dia com a Norma Regulamentadora 17 é utilizar um software específico para a Segurança do Trabalho, onde constam funcionalidades que podem auxiliar na Análise Ergonômica e na gestão de segurança do ambiente. O Woty é a ferramenta ideal para manter a empresa em dia com as regulamentações, de forma facilitada e com uma equipe completa e capacitada para auxiliar nessa questão.