Como a tecnologia pode melhorar a saúde de seus colaboradores?

A saúde ocupacional é um tema que vem ganhando amplo destaque atualmente, principalmente pelas preocupações existentes com o bem-estar dos trabalhadores e do meio de trabalho. Pensando nisso, diversas normas trabalhistas foram criadas no último século e há uma rigorosa fiscalização sob elas.
Mas, o que a maioria dos empregadores estão cansados de saber, é que se tratam de processos extremamente burocráticos e por vezes difíceis de serem gerenciados. Como é de se esperar, a tecnologia pode dar aquela “ajudinha” amiga.
A seguir, conheça algumas funcionalidades disponíveis para quem deseja otimizar os processos e gerenciamento da saúde ocupacional da sua empresa, bem como aumentar os benefícios desta e melhorar as condições dos seus funcionários!

Gerenciamento de custos

Afinal, quanto se gasta com a saúde ocupacional a cada mês? Muito dificilmente você conseguirá responder esta questão dentro do seu negócio.
E é exatamente por esse motivo que é preciso investir no gerenciamento destas despesas, o que pode ser feito de forma extremamente simples, através de planilhas e softwares.
Quando houver um real controle sobre as despesas gastas em saúde, será possível criar um planejamento, economizar e, posteriormente, investir o dinheiro que “sobrou” em outras áreas, como na criação de espaços de lazer para os funcionários, ginástica laboral, e muito mais.

Agendamento de exames e consultas

Periodicamente, os trabalhadores devem ser submetidos a consultas e exames médicos com o intuito de comparar sua saúde e traçar uma projeção ao longo do tempo.
Como os funcionários são admitidos em datas diferentes, é muito comum que as datas não sejam compatíveis, o que se torna uma bola de neve para a empresa – aquelas que não têm a organização ideal, é claro.
Através de softwares, também é possível organizar estes dados e verificar em quais momentos cada um dos seus colaboradores precisará ser submetido a avaliações médicas.
Algumas tecnologias, inclusive, permitem a adição do resultado dos exames, doenças diagnosticadas, e muito mais.
Com isso, torna-se possível traçar um perfil epidemiológico do seu negócio e estabelecer metas para a melhoria da saúde ocupacional em seu meio.

Controle de riscos

Provavelmente, em algum momento da sua gestão, você já se deparou com algum tipo de acidente ocupacional. Caso isso ainda não tenha lhe ocorrido, saiba que é totalmente possível prevenir, desde que haja um controle e gerenciamento adequados.
Existem algumas tecnologias desenvolvidas pensando-se nos acidentes de trabalho. Embora os números tenham diminuído nas últimas décadas, sabe-se que ainda é uma problemática comum, e que poderia ser evitada a partir do uso de equipamentos e medidas de proteção.
Mas, antes de traçar qualquer objetivo, é preciso conhecer os principais riscos ocupacionais existentes em sua empresa, com qual frequência ocorrem acidentes, e muito mais.
Em todos estes pontos os softwares podem te ajudar, além de auxiliar na melhoria de tais condições.

Adequação à legislação

Por mais que se esteja atualizado e em constante estudo, é praticamente impossível estar por dentro de todas as atualizações de leis que ocorrem todos os dias.
Pensando nisso, a tecnologia também pode lhe dar uma “mãozinha”, auxiliando na verificação do que está sendo feito.
O e-social é um mecanismo criado pelo governo para gerenciar a saúde ocupacional e consiste no envio de dados e constante atualização de dados de diversas esferas do seu negócio.
Talvez você não saiba, mas dentro de um único software, torna-se possível gerenciar todos os tópicos abordados neste artigo, e ainda emitir os dados necessários para envio ao e-social.
Está pronto para revolucionar a sua empresa?

Deixe um comentário