Promoção de saúde no ambiente de trabalho

5 dicas simples para revolucionar o ambiente de trabalho

Quando se fala em saúde ocupacional, a maioria das pessoas tem em mente situações de risco físico eminente, como a chance de quedas, amputações em máquinas, e muito mais. A falsa impressão de que trabalhar em escritórios é sinônimo de bem-estar, infelizmente está errada.
Indivíduos que passam a maioria do dia em frente a telas de computador têm grandes chances de desenvolver as seguintes comorbidades:

  • LER: Lesão por esforço repetitivo, comum em indivíduos que passam o dia todo digitando;
  • Desvios posturais, a exemplo de escoliose, que se dá devido a má postura e ausência de conforto;
  • Maior chance de desenvolver transtornos mentais, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns;
  • Tendência ao sedentarismo e a obesidade; Dentre outros.

A seguir, conheça 5 dicas simples para você implantar em seu escritório e promover saúde!

1. Cantinho das frutas

A tendência de escritórios (ou pelo menos a maioria deles) é de ter reuniões e momentos de confraternização com comidas – salgadinhos, refrigerante, bolo, pizza, e outros.
Que tal substituir este hábito por alimentos saudáveis? Ou, mais que isso, deixar estes a disposição do seu trabalhador durante toda a jornada?
Uma estratégia simples, de baixo custo e altamente efetiva é criar um cantinho com frutas à vontade para que os colaboradores possam ter acesso quando bater aquela fominha durante o expediente.

2. Mais cores

Como já dissemos, há um aumento da incidência de transtornos mentais, que se devem ao estresse excessivo, cobranças, sobrecarga e até mesmo a monotonia da rotina de trabalho.
Uma das formas de “quebrar o gelo” durante o expediente é apostando nas cores, que tendem a deixar o ambiente mais alegre e com um ar de criatividade.
Para isso, pode-se contar com o auxílio de designers e arquitetos. Caso a sua empresa não esteja com essa verba, pode-se comprar puffs e incentivar que cada colaborador decore a sua mesa de trabalho da forma que preferir. O resultado visual será impressionante!

3. Momentos de descontração

Todo mundo gosta de surpresas, não é? Com toda certeza, seus colaboradores também iriam gostar! E, melhor ainda se essas surpresas estivessem relacionadas com a saúde e bem-estar.
Uma iniciativa simples e que tem trazido bons resultados em grandes empresas é a contratação de profissionais para dar palestras e conduzir discussões sobre temas em saúde ocupacional, como hábitos posturais, medidas para a redução do estresse, e muito mais.

4. Ginástica laboral

Embora ainda não seja regra para todas as empresas, a ginástica laboral é uma boa forma de iniciar um dia de trabalho. Ela consiste em alongamentos e exercícios simples, que podem ser feitos sem aparelhos específicos, sendo conduzida por um profissional de educação física.

Como visa a melhora da postura, eliminação das tensões, estímulo ao equilíbrio e diversos outros benefícios para a saúde, também é uma estratégia para promover a saúde ocupacional em sua empresa.

5. Planos de saúde

Já pensou em oferecer um plano de saúde para os colaboradores de sua empresa? Embora muitas já tenham adotado esta estratégia, outras não a fazem por pensar que se trate de altos custos.
Diversas operadoras têm opções de convênios de menor custo para planos empresariais, e que se tornam acessíveis aos funcionários – e em alguns casos, estendem-se aos seus familiares.
Portanto, esta pode ser uma estratégia para reduzir o número de doenças ocupacionais, diminuir o número de faltas ao trabalho e os afastamentos, dentre outros.

Deixe um comentário