Certificado Digital: é obrigatório?

Atualmente, as burocracias exigidas para realizar autenticação de documentos está cada vez menor. A prova disso é a emissão do Certificado Digital que permite realizar autenticações e acesso ao eSocial, sendo uma medida eficaz e necessária para as empresas.

Aos poucos, organizações devem deixar de lado os formulários e sistemas sem muita eficiência, para adotar transações eletrônicas e facilitar o dia a dia. 

O Certificado Digital no eSocial tem um importante papel para os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, pois é usado como uma identidade eletrônica de um indivíduo ou de uma empresa. Ou seja, é mais uma tecnologia usada para identificação virtual, permitindo assinar documentos mesmo a distância e mantendo o valor jurídico. 

Obrigação do Certificado Digital

O Certificado Digital é obrigatório para que as empresas consigam acessar e enviar eventos ao sistema do eSocial. Caso ainda não tenha, siga o seguinte passo a passo para adquirir: 

  • Escolha o Certificado Digital adequado para sua situação;
  • Escolha a Autoridade Certificadora;
  • Realize o pagamento do Certificado;
  • Certifique-se de ter todos os documentos necessários;
  • Agende o horário em uma Autoridade de Registro e compareça ao local para entregar os documentos;
  • Conclua a emissão e autorização para usar o seu Certificado Digital.

Após emitir o Certificado, poderá usa-lo no acesso ao eSocial sempre que necessário, sendo exigido para transmitir informações e para assinar documentos.

Quando necessário assinar documentos da empresa de forma digital, mesmo que não estejam relacionados em eSocial, o Certificado Digital é necessário, já que é o responsável por validar as assinaturas e empregar o valor jurídico.

Há dois formatos de Certificado Digital aceitos no e-Social, sendo que o escolhido deve estar de acordo com a necessidade da empresa. 

O primeiro é o Certificado Digital A1, sendo um arquivo e, o segundo, o A3, um hardware. Ambos têm funcionalidade parecida, o que os difere é a forma de utilização, pois o tipo A1 permanece armazenado no computador onde será usado, com extensão PFX. Já o A3 permanece armazenado em um dispositivo portátil inviolável do tipo token ou smart card.

Vantagens do Certificado Digital

Além de obrigatório, há diversas vantagens no uso do Certificado Digital para o eSocial. Confira:

Segurança: Após o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados, a segurança no mundo digital se tornou um assunto muito importante e se tornou essencial que as empresas tenham políticas de segurança sobre informações de colaboradores, podendo ser multadas caso alguma informação vaze.

Economia para a empresa: Sempre que a empresa optar por utilizar o Certificado Digital, não será necessário imprimir documentos e se dirigir ao cartório para autenticar um documento ou até mesmo envia-lo ao eSocial de forma manual. Com isso, citamos também a preservação ao meio ambiente com a diminuição da utilização do papel.

Tempo e espaço: O Certificado Digital é mais uma forma de tornar processos burocráticos mais ágeis e otimizados. Não há mais necessidade de imprimir diversos documentos e arquiva-los fisicamente para comprovar processos relacionados a empresa. Dessa forma, tudo fica armazenado digitalmente, sem ocupar espaço e sem se deteriorar com o passar do tempo. 

Conte com o Woty para auxiliar no processo

Não perca tempo e realize todos os processos do eSocial corretamente. Você pode utilizar um software especializado e atualizado quanto a exigências dessa plataforma. O Woty está preparado para atender sua empresa e facilitar ainda mais o seu dia a dia.