Cinco passos para o sucesso de uma clínica de Saúde Ocupacional

Com o crescimento de atividades onde existem os chamados riscos ocupacionais e os avanços em leis trabalhistas, a Medicina do Trabalho tem se expandido em todo o país, sendo uma especialidade que atua de forma direta entre o colaborador e a empresa que está contratando, com garantia para ambos.

O mercado voltado para a saúde ocupacional está crescendo a cada ano, enquanto as empresas prestam mais atenção na saúde e bem-estar de seus colaboradores, aumentando consequentemente a busca por serviços médicos e exames de acordo com a legislação trabalhista.

Dessa forma, investir em Medicina do Trabalho e montar uma clínica de saúde ocupacional se tornou uma ideia promissora, no entanto, assim como outras áreas de negócios, possui particularidades e várias obrigações que podem parecer um grande desafio, principalmente porque para investir nesse setor, é necessário conhecer as normas da legislação trabalhista, além de muitos cuidados para escolher o local e os serviços que irá ofertar.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas nesse artigo para ajudar você, empreendedor, a alcançar o sucesso em sua clínica de Medicina do Trabalho.

O que é uma clínica de saúde ocupacional

O primeiro passo antes de abrir o seu espaço é entender a definição desse modelo de negócio e também para que ele é utilizado.

A clínica voltada para a saúde do trabalhador é um empreendimento enquadrado no ramo de Medicina do Trabalho, criado para cuidar e preservar a saúde e bem-estar de trabalhadores.

A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que busca preservar a integridade física e psicológica de colaboradores enquanto cumpre suas obrigações em ambiente de trabalho, através da prevenção de doenças e também do agravamento de condições de saúde.

Os procedimentos médicos necessários costumam ser terceirizados para as clínicas de saúde ocupacional e estas são responsáveis por realizar os exames e também as avaliações. Entre os procedimentos estão entrevistas com os colaboradores, consulta médica, exames de laboratório e diagnóstico. Em instituições privadas, por exemplo, a clínica tende a oferecer exames admissionais, periódicos, troca de função, demissionais e retorno ao trabalho.

Agora, confira abaixo as dicas para alcançar o sucesso com a sua clínica:

 

  1. Gestão

Quem já esteve próximo da rotina de uma clínica de saúde ocupacional entende que os todos os processos estão por trás do monitoramento da saúde dos colaboradores e, por isso, precisam estar por dentro de todas as normas de Segurança e Saúde do Trabalho, gerenciando profissionais de diversas áreas de saúde para que os exames estejam de acordo com as funções a ser realizadas.

Os profissionais das clinicas precisam ainda realizar o cadastro dos pacientes, gerenciar os agendamentos, prestar atenção no financeiro, entre outros.

Com tantas tarefas, é comum encontrar uma queda de produtividade e é fácil a rotina virar um caos, podendo prejudicar as empresas atendidas e também resultar na perda dos clientes da clínica. Por isso, pense um pouco sobre como pode melhorar a gestão através da padronização dos processos e também do treinamento dos funcionários.

Encontrar uma ferramenta que possa ajudar na gestão do negócio é essencial para manter o padrão nos processos realizados, começando pelo atendimento e cadastro dos pacientes. Dessa forma, evita que as datas de exames e os próprios laudos sejam perdidos, já que todos esses documentos precisam ser enviados pela empresa ao e-Social.

Não esqueça de ajudar seus funcionários a entender os processos da clínica, os exames e como cadastra-los na ferramenta junto com os dados do paciente.

  1. Organização

Além de otimizar a gestão e o treinamento dos funcionários, ter um ambiente físico organizado, limpo e aconchegante faz toda a diferença, já que além de permitir que os funcionários da clínica trabalhem melhor, os clientes e pacientes também se sentirão melhor em um ambiente organizado.

 

Não esqueça que a clínica de saúde ocupacional é de extrema importância para as empresas, já que estão ali para cuidar dos colaboradores. Dessa forma, as empresas contratam a clínica buscando um ambiente de confiança para cuidar da saúde e passar uma boa impressão é necessário.

 

  1. Relatórios de controle

A emissão de relatórios é ideal para saber exatamente o que acontece na sua clínica, desde os atendimentos até o diagnóstico. Essas informações são importantes para que tenha o controle sobre a saúde de todos os trabalhadores atendidos.

A partir desses relatórios, você consegue manter o caixa em dia, convocar os pacientes para exames dentro do prazo, não ter conflito na agenda e evita que os pacientes percam tempo em longa espera no aguardo da avaliação. Com os relatórios, você também consegue corrigir possíveis falhas na sua empresa.

 

  1. Atendimento

Não podemos falar sobre sucesso sem pensar em uma equipe bem treinada e eficiente. Na área da saúde, os pacientes que ficaram satisfeitos com o atendimento vão indicar a clínica para outras pessoas, deixando você cada vez mais bem sucedido e com reconhecimento pelo bom trabalho.

É claro que o atendimento de uma clínica de saúde ocupacional, assim como em todas as outras, não se restringe apenas no atendimento fornecido pelo médico. É importante realizar a consulta profissional de forma atenciosa, mas o paciente já deve ser bem atendido desde o contato para agendar a consulta.

Sempre que citamos o atendimento de qualidade, falamos de toda a equipe que compõe a clínica, como os recepcionistas, assistentes, enfermeiros, médicos e demais profissionais que tenham contato com esse paciente.

Então, invista em treinamentos para os profissionais e garanta uma comunicação eficiente com o paciente durante os processos internos. Isso vai construir uma cultura de foco na experiência do colaborador atendido e garantir, além de maior eficiência, maior produtividade dos funcionários.

  1. Uso de tecnologia

Com o uso de ferramentas tecnológicas em alta, fica muito mais fácil manter toda a organização de uma clínica de saúde ocupacional. Invista em softwares de qualidade para a realização de todos os processos de organização, gestão financeira e de documentos, segurança e maior facilidade para lidar com o e-Social.

O WOTY – Software para Segurança e Medicina do Trabalho permite estruturar, implementar e gerenciar suas obrigações legais de Segurança e Saúde Ocupacional e tudo com facilidade, atenção e preparo dos profissionais envolvidos em todo o processo. Dessa forma, além de garantir um sistema de qualidade para sua clínica, você ainda conta com pessoas treinadas para dar todo o suporte que você precisa.