Segurança e Saúde do Trabalho é essencial para garantir a aposentadoria especial dos colaboradores

Segurança e Saúde do Trabalho é essencial para garantir a aposentadoria especial dos colaboradores

Diversas profissões contêm em seu exercício o risco à saúde ou para a integridade física de seus colaboradores. Para que esses riscos diminuam, existem leis e normas específicas para amparar esses trabalhadores, como é o caso da aposentadoria especial do INSS, concedida pela Previdência Social, permitindo que em algumas funções o trabalhador consiga se aposentar com menor tempo de colaboração.

Para receber o benefício, a legislação prevê regras muito rígidas para sua concessão. Após as mudanças realizadas pela Reforma da Previdência, os critérios restringiram ainda mais o acesso da população para a aposentadoria especial.

Quem tem direito

A aposentadoria especial é destinada para os segurados que trabalham em atividades expostas a perigos e/ou agentes nocivos para a saúde. Algumas das profissões que expõem os colaboradores a riscos são a medicina, a enfermagem, aeronáutica, bombeiros, sistema prisional, mineração, metalurgia, funções em redes de alta tensão, entre outras. Há ainda atividades onde os profissionais estão constantemente expostos a riscos de queda de altura.

Após a reforma, o tempo mínimo de contribuição é atrelado a uma idade mínima para aposentadoria especial:

·         55 anos para atividade especial de 15 anos;

·         58 anos para atividade especial de 20 anos;

·         60 anos para atividade especial de 25 anos.

Importância da Saúde e Segurança de Trabalho para garantir direitos

A segurança do trabalho é uma área responsável por documentos e laudos para que a empresa permaneça em dia com a legislação, podendo receber multas caso não cumpra suas obrigações, além de prever diversos programas para garantir aos trabalhadores bem-estar e evitar riscos à vida ou integridade física de seus colaboradores.

Entre esses documentos estão o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Proteção Respiratória (PPR), o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), entre outros, todos eles essenciais para garantir direitos como a aposentadoria especial do INSS.

Além disso, as empresas devem se atentar a normas da segurança do trabalho e estar em dia com análises ergonômicas, avaliações de postos de trabalho, mapa de risco, laudos de insalubridade e periculosidade, entre outras.

Para auxiliar os empregadores a se manter em dia com a segurança do trabalho, existem as normas regulamentadoras, instruções, portarias e artigos da CLT que auxiliam empresas a garantir segurança e saúde para os trabalhadores, evitando acidentes e mantendo um ambiente consideravelmente seguro para todos.

Além de facilitar a concessão da aposentadoria especial para os colaboradores que se enquadram nas necessidades, estar em dia com a Segurança e Saúde do Trabalho traz inúmeros benefícios para a empresa, como manter a saúde e qualidade de trabalho dos trabalhadores, reduzir acidentes e doenças laborais, manter o ambiente mais saudável e positivo, aumenta a produtividade e o engajamento profissional, diminui afastamentos, evita multas e processo e melhora a imagem da empresa.

Mantendo a Saúde e Segurança do Trabalho corretamente

Se você está se perguntando como manter a segurança do trabalho em dia, está no lugar certo. Essa área abrange inúmeros detalhes, sendo necessário ter uma equipe que entenda do assunto e também optar por softwares capazes de auxiliar nas tarefas.

O Woty Software para Segurança e Medicina do Trabalho tem as ferramentas certas para auxiliar os profissionais e empreendedores a se manter regulares com a Segurança do Trabalho, ajudando na elaboração dos documentos necessários para garantir a aposentadoria especial aos colaboradores.

O Woty conta com funcionalidades para o e-Social, Segurança, Saúde, Gestão Financeira, Gestão Eletrônica de Documentos e uma equipe preparada para auxiliar com todas as suas dúvidas através do telefone, e-mail ou até mesmo do WhatsApp.