Como manter a segurança dos dados pessoais?

Como manter a segurança dos dados pessoais?

Em um mundo cada vez mais digital, a evolução da tecnologia tornou possível muitos avanços no relacionamento entre as marcas e seus clientes. Por outro lado, a preocupação com a segurança de dados também ficou evidente, com a necessidade de tomar medidas mais duras para prevenir o vazamento de dados confidenciais.

Para isso, os governos precisaram criar leis que assegurem a privacidade da população, a partir de acontecimentos onde o vazamento de dados resultou em escândalos ao redor do mundo. Nesse cenário, as empresas enfrentaram o desafio de equilibrar as oportunidades criadas pela era da tecnologia com a preocupação da segurança de dados mundial.

Abaixo você confere a importância de manter os dados seguros e dicas para proteger a privacidade dos seus clientes, evitando problemas maiores.

Preocupe-se com a privacidade

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), antes de ter acesso a dados pessoais, é necessário que o cliente autorize a coleta destes. Quando a coleta é realizada, manter os dados em confidencialidade é necessária, os próprios colaboradores não devem ter acesso a esses dados, fazendo com que a empresa evite que as informações estejam vulneráveis, adotando meios internos para regular o uso de dispositivos e também da internet, com contratos de confidencialidade e termos de responsabilidade.

Controlar acesso

É importante destacar que dados confidenciais devem ser restritos apenas para profissionais de confiança e, de preferência, é uma responsabilidade que deve ser atribuída para poucos colaboradores, como cargos de gerência da empresa.

Segundo a LGPD, os profissionais responsáveis por esses dados devem estar munidos de medidas para garantir a segurança, com técnicas que visam a proteção de dados pessoais dos clientes de uma empresa.

Com o mundo moderno cercado de tecnologia, há diversas formas de que uma mensagem chegue até as pessoas interessadas. Como exemplo, temos o marketing online, onde os mecanismos segmentados conseguem entregar experiências diversas de acordo com cada perfil.

Podemos perceber isso no Instagram, onde um algoritmo consegue apresentar um feed personalizado, através de critérios previstos analiticamente sobre quais os assuntos são mais relevantes para cada pessoa. Isso só foi possível com a chegada da coleta e análise de dados e com o rastro digital contabilizado por servidores.

O movimento de coleta de dados tornou maior a pressão sobre os países para garantir a segurança dessas informações, com uma legislação que regulamenta o uso dos dados pessoas e confidenciais por empresas, tornando a proteção dessas informações uma questão de seguir a Lei.

Foi por isso que, em 2020, a LGPD foi sancionada, estabelecendo diretrizes e formas corretas para tratar e armazenar os dados dos clientes. Porém, a aprovação aconteceu após uma década de discussões. Após 2020, a LGPD passou a estabelecer regras de armazenamento, tratamento e compartilhamento dos dados, além dos direitos para ambos os lados, responsabilidades e punições em caso de descumprimento.

Importância de manter os dados de clientes seguros

Atualmente, milhões de empresas trabalham de forma direta ou indireta com dados e outras informações pessoais e confidenciais de clientes. Por isso, é importante dizer como a segurança dessas informações é essencial para se manter no mercado.

Além de ser uma questão legal, descumprir algum desses processos podem causar impactos muito negativos para a reputação de uma marca, de uma pessoa e também gerar outras consequências.

É necessário ficar atento para não ser alvo de um ataque cibernético e ter os dados de clientes vazados, diminuindo a confiança entre empresas e consumidores, o que pode acarretar em prejuízos tanto financeiros quanto comerciais.

Política de privacidade

Mentir na hora de contar aos clientes sobre o armazenamento de dados pode resultar em consequências jurídicas e também prejudicar a empresa, por isso, verifique suas políticas de privacidade e mantenha tudo transparente na hora de passar essas informações para seus clientes.

Atualização de software

O risco de ataques cibernéticos pode aumentar quando a atualização de softwares é adiada com frequência. É preciso levar em consideração que atualmente existe um mercado ilegal dedicado ao comércio de informações pessoais e, por isso, hackers estão sempre procurando pela vulnerabilidade de sistemas.

Mesmo que atualizar o software tenha um custo, a segurança dos dados de clientes supera esse gasto, além de evitar outros problemas futuramente colocando em risco a própria empresa e a proteção prometida aos clientes.

Testes de sistema

Ter apenas os padrões mínimos de segurança não é suficiente para proteger as informações. Avaliar constantemente os sistemas usados para proteger os dados de clientes é uma forma de garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado.

Testar os sites pode ser uma boa forma de descobrir se há alguma irregularidade que geralmente passam despercebidos por ferramentas padrões. Contratar especialistas ou pagar por aplicativos de segurança mais completos podem ser uma forma de garantir a proteção.

Criptografia

A criptografia é um conjunto de técnicas usadas para proteção de dados, usada como forma de incrementar a segurança. A partir dessa ferramenta, somente as pessoas autorizadas podem decifrar os dados com códigos de acesso restrito.

Outra forma de aumentar a segurança é ter o setor de TI para administrar e fiscalizar a proteção de dados, com profissionais capacitados para utilizar softwares, sistemas e programas relacionados.

Esteja preparado

Ter um plano B é essencial para as empresas recuperarem os dados quando ocorrem incidentes. Não negligencie as ameaças de ataques cibernéticos e esteja atento para que isso não ocorra. No entanto, se acontecer, esteja preparado para lidar com um cenário caótico e estabeleça um plano de contingência para diminuir eventuais impactos, com medidas de gestão de crise e protocolos para retomar as operações.

Treinamento

Outro importante fator para evitar o vazamento de dados dos clientes, além do uso de softwares, é ter uma equipe treinada para lidar com a política de privacidade e procedimentos legais.

O futuro ainda promete outras mudanças nas políticas de proteção de dados e é importante estar preparado para lidar com toda essa questão em um mundo cada vez mais conectado.

Ferramenta WOTY

O uso de ferramentas eficientes para manter as informações em segurança é essencial para uma empresa prosperar. O WOTY é o software mais eficaz para auxiliar nesse trabalho, através de ferramentas otimizadas para não apenas armazenar, como também fazer o gerenciamento de documentos importantes para a saúde e segurança do trabalho.