Iluminação inadequada pode causar doenças ocupacionais

Iluminação inadequada pode causar doenças ocupacionais

Um ambiente de trabalho saudável deve ser um ambiente bem iluminado, de modo que seja proporcionado ao trabalhador o máximo de conforto, segurança e desempenho.

O risco ergonômico é um dos principais perigos que podem causar doenças ocupacionais, por isso, a NR 17 – Norma Regulamentadora que trata da ergonomia, estabelece a iluminação como um fator ambiental a ser levado em consideração no local de trabalho. E você pensando que ergonomia era só mesa e cadeira, né?

Os danos causados pela falta ou excesso de iluminação são vários. Listamos, a seguir, três deles:

Fadiga visual

Sintomas como dores de cabeça, visão turva, dor no pescoço, irritação ou ressecamento dos olhos, lacrimejamento, desconforto e espasmos musculares podem indicar fadiga visual, que é decorrente de um esforço excessivo da visão, seja pela falta ou excesso de iluminação.

Para evitar, é importante que seja ajustada a iluminação do local, bem como o controle do brilho das telas, em caso de uso de computador. Além disso, algumas pausas durante o expediente são fundamentais para “descansar” o olhar.

Problemas de pele

Câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo queimaduras podem ser causados não apenas pelos raios UV, como também pela luz artificial, proveniente de telas ou lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas podem ser trocadas pelas de LED, que não emitem radiação infravermelha e ultravioleta. Além disso, tire o protetor solar da bolsa de praia e traga ele par o seu dia a dia, optando por filtros com FPS 30 ou mais.

Distúrbios emocionais

A produção de melatonina – um dos hormônios do sono – é estimulada pela falta de luz. Ambientes pouco iluminados tendem a aumentar a sensação de sonolência, cansaço e diminuição de rendimento. Já um local bem iluminado pode combater até mesmo a depressão.

É preciso ajustar!

Para que um ambiente esteja de acordo com a NR 17, a quantidade de luz deve ser suficiente para uma boa visibilidade e adequada para o local de trabalho, que será diferente um do outro. A iluminação de um escritório não é a mesma de um laboratório, por exemplo. Para tirar dúvidas a respeito disso, confira os valores estabelecidos na NBR 5413, sobre iluminância de interiores.

No que se refere a equipamentos, a NR 17 orienta que as telas sejam ajustadas conforme a iluminação do local, controlando brilho e evitando reflexos.

Nos itens a seguir, você pode conferir o que fica estabelecido pela norma:

  • 17.5.3 – Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
  • 17.5.3.1 – A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
  • 17.5.3.2 – A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos, incômodos, sombras e contrastes excessivos.
  • 17.5.3.3 – Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional n. º 11 (NHO 11) da Fundacentro – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalhos Internos.

 

Além de reduzir as doenças ocupacionais, uma boa iluminação irá melhorar o campo de visão, diminuindo o risco de acidentes e garantindo mais segurança ao funcionário.

Deixe um comentário