Riscos de um soldador dentro do canteiro de obras: quais são e como evitá-los

Riscos de um soldador dentro do canteiro de obras: quais são e como evitá-los

Soldador é a ocupação de maior risco dentro da indústria da construção. Estudos relatam que 1 a cada 250 trabalhadores da construção civil morrem por um acidente de trabalho ao exercer a função de soldador. Isso não explica outros potenciais perigos que eles estão expostos diariamente, tais como: choque elétrico, radiação, queimaduras, danos oculares, cortes e exposição de produtos químicos, embora a maioria dessas lesões ou mortes possam ser evitadas no canteiro de obras ao utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) adequado e ter realizado todos os treinamentos necessários para exercer a ocupação.

O ato de soldar é um procedimento que aquece a superfície de peças metálicas para depois uni-las, sendo que são mais de 70 procedimentos diferentes. Os três principais tipos são:

  1. Soldagem de arco submerso (SAW)
  2. Soldagem por arco metálico blindado (SMAW)
  3. Soldagem por arco de tungstênio a gás (GTAW)

Os perigos mais comuns de um soldador

Todos os tipos de soldas produzem algum tipo de risco, não só para o soldador, mas também para outros trabalhadores da construção civil que estão nas proximidades.

Vapores e gases

A solda expõe ao soldador alguns tipos de riscos, entre os quais estão: vapores tóxicos, monóxido de carbono, alumínio, arsênico e nitrogênio. Os danos causados pela exposição destes agentes nocivos variam de grau, dependendo do gás ou fumaça específica, e também de quanto tempo durou a exposição. Garganta inflamada, olhos irritados, pneumonia e até câncer são alguns dos potenciais problemas de saúde decorrentes dessa exposição.

Precauções e seguranças recomendadas

  • Utilizar ventilação e exaustores adequados;
  • Manter o calor fora da pluma de fumaça;
  • Quando a ventilação for insuficiente, utilizar os EPIs adequados;
  • Manter os níveis de contaminação do ambiente, monitorando sempre a qualidade do ar;
  • Participar de treinamentos de segurança direcionados para entender potenciais perigos;

Choque elétrico

O choque elétrico é um potencial risco durante a soldagem por arco, isso porque circuitos elétricos vivos são usados para derreter metais. Ao tocar dois objetos metálicos com uma tensão entre eles, o choque elétrico pode ferir gravemente e até ser fatal para o soldador. Embora a soldagem por arco seja uma ocupação de alto risco, ela é segura quando são tomadas as devidas precauções e medidas de segurança, tais como:

  1. Certifique-se de que todos os equipamentos estão secos e em boas condições de trabalho;
  2. Ter um isolamento adequado, como tapetes de borracha;
  3. Utilizar luvas secas e em bom estado;
  4. Inspecionar rotineiramente os equipamentos de solda;
  5. Em áreas de trabalho úmido, tomar medidas extras de segurança;

Cuidados com fogo

Uma vez que a solda gera faíscas, elas podem ser pulverizadas a mais de 10 metros do local de origem. Quando um acidente acontece, outros trabalhadores correm um alto risco de serem queimados, especialmente se suas vestimentas estiverem sujas com algum tipo de conteúdo inflamável.

Medidas de prevenção contra incêndio:

  1. Mantenha todos os produtos químicos inflamáveis, substâncias combustíveis e materiais armazenados longe dos locais de solda;
  2. Evite ao máximo quantidades excessivas de poeiras. Uma alta concentração de partículas finas pode oxidar e causar uma explosão ou incêndio sem precedentes;
  3. Se materiais inflamáveis não puderem ser movidos, utilize escudos resistentes ao fogo;
  4. Mantenha sempre por perto um extintor;
  5. Faça o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

EPIs recomendados para soldadores são:

  1. Botas e luvas: botas duras de borracha e luvas resistentes à chama, ajudam a fornecer proteção contra choques elétricos e objetos em queda;
  2. Respiradores: utilize máscaras para evitar que vapores e gases sejam inalados;
  3. Capacetes de soldador com escudos laterais: capacetes protegem contra raios UV que podem causar cegueira, além de detritos e queimaduras químicas;
  4. Roupas anti chamas: fornece proteção contra riscos de queimaduras causadas por calor, fogo e radiação;
  5. Proteção auricular: protege a audição contra ruídos e vibrações altas dentro do ambiente de trabalho;

Conclusão

Uma maneira de garantir que seu canteiro de obras seja o mais seguro possível é realizar os treinamentos conforme a NR18. Afinal, os treinamentos podem ajudar a educar os trabalhadores, afim de conscientiza-los acerca de todos os potenciais perigos e tomar as precauções adequadas para evitar acidentes no local de trabalho.

Deixe um comentário