Retorno ao trabalho após uma doença ou lesão

Retorno ao trabalho após uma doença ou lesão

Antes que seu funcionário retorne ao trabalho após ter se ausentado por doença ou lesão, deve ser garantido que ele realize suas tarefas de forma mais eficaz, entretanto, se fazem necessários alguns ajustes para que a adaptação à rotina seja tranquila.

Por que eu deveria fazer ajustes no local de trabalho?

Pesquisas mostraram que estar desempregado faz mal à saúde, e quanto mais tempo alguém está ausente, mais difícil pode ser retornar. Quanto mais cedo o funcionário voltar ao trabalho após doença ou lesão, mais benéfico será para eles, tanto mentalmente quanto fisicamente.

Os ajustes no local de trabalho podem ajudar seu funcionário a:

  • Voltar ao trabalho o mais cedo possível;
  • Suas habilidades e capacidades voltarem ao normal;
  • Melhorar sua confiança.

Posso obter ajuda para fazer ajustes no local de trabalho?

Se você precisar de conselhos ou assistência ao fazer ajustes no local de trabalho, pode procurar suporte especializado em saúde ocupacional.

Os profissionais de saúde ocupacional são experientes no bem-estar físico e mental dos colaboradores no local de trabalho. Eles podem aconselhá-lo a realizar adaptações no local de trabalho (ajustes razoáveis) para apoiar o retorno de seus funcionários.

Que tipo de ajustes posso fazer?

Os ajustes no local de trabalho podem ser temporários ou permanentes e incluem:

  • Treinamentos adicionais;
  • Modificar padrões de trabalho e horas de trabalho;
  • Permitir o retorno ao trabalho de forma gradativa;
  • Permitir que um funcionário se ausento do trabalho para tratamento ou reabilitação;
  • Fazer ajustes nas instalações do local de trabalho.

Quais são os tipos de ajustes?

Se o seu funcionário ficar incapacitado, ou desenvolver uma condição de saúde devido à sua doença ou lesão, você é legalmente obrigado a fazer ajustes razoáveis para permitir que ele retorne e permaneça no trabalho.

Isso garante que eles não sejam colocados em desvantagem em relação às pessoas não deficientes, tendo oportunidades iguais para permanecer no trabalho.

Conclusão

O retorno ao trabalho, logo após um acidente ou uma lesão, deve ser criterioso para readaptar um funcionário no local de trabalho. Além disso, deve ser feito com cautela para não trazer traumas maiores que a própria doença ou lesão. Não se deve descartar também o acompanhamento de fisioterapeutas e terapias ocupacionais para ajudar a readaptação parcial ou, até mesmo, a cura total.

Deixe um comentário